DEVERES DAS CUIDADORAS

A CUIDADORA é contratada para cuidar da pessoa idosa ou pessoas com debilidades temporárias ou permanentes. Muitas famílias ignoram as tarefas que lhe cabe e também cobram dela os afazeres domésticos. O perigo é que ao fazer estes serviços, ela deixa de atender a pessoa idosa ou debilitada. Cabe a cuidadora esclarecer ao familiar suas obrigações e atividades inerentes à ocupação, no momento de ser contratada.

Podemos destacar como próprias de sua ocupação as tarefas abaixo:

  1. Ajudar, estimular e realizar, caso seja indispensável, as atividades de vida diária, ou seja, a higiene pessoal e bucal, alimentação, locomoção, etc.
  2. Cuidar do vestuário (lavar, passar e organizar a roupa que vai ser usada, dando sempre à pessoa idosa o direito de escolha), manter o armário e os objetos de uso arrumados e nos locais habituais; e cuidar da aparência da pessoa idosa (cuidar das unhas, cabelos) de modo a aumentar a sua auto-estima. 
  3. Facilitar e estimular a comunicação com a pessoa idosa, conversando e ouvindo-a; acompanhando-a em seus passeios e incentivando-a a realizar exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde, e a participar de atividades de lazer. Desta forma, ajudará a sua inclusão social e a melhorar sua saúde.
  4. Acompanhar a pessoa idosa aos exames, consultas e tratamentos de saúde, e transmitir aos profissionais de saúde as mudanças no comportamento, humor ou aparecimento de alterações físicas (temperatura,pressão, sono, etc.).
  5. Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, em dose e horário prescrito pelo médico. Em caso de injeções, mesmo com receita médica, é proibido a cuidadora aplicá-las. Deverá recorrer a um profissional da área de enfermagem.
  6. Estimular a auto-suficiência da pessoa idosa, por isto, a cuidadora deverá, sempre que possível, fazer com ela e não para ela. 
  7. Como vemos, a CUIDADORA DE IDOSOS tem um trabalho dito domiciliar, não sendo empregada doméstica. Não tem como responsabilidade o cuidado da casa e sim do idoso para quem vai trabalhar. Muitas pessoas se sentem um pouco culpadas por recorrerem à ajuda de cuidadoras de idosos na tarefa de zelarem dos seus entes queridos. Mas, nesta hora o que vem em primeiro lugar é a qualidade de vida da pessoa idosa ou doente que não tem mais condições de se cuidar sozinho. Dessa forma, uma profissional experiente e preparada poderá ser de grande ajuda e importância tanto para o cuidado como para a família.
  8. Com toda a experiência no desenvolvimento de suas atividades, possuímos profissionais qualificadas e capacitadas para atender as exigências atuais do mercado.

Oferecemos soluções adequadas às suas necessidades e de sua residência, utilizando processo de seleção detalhado, visando transparência e ética no serviço prestado.

“SOLICITE UMA VISITA SEM COMPROMISSO.”

(12) 3019-9021 – 99158-8973

Rua das Sensitivas, 52 – Lj 4 – Jardim Motorama – São José dos Campos – SP

***********

Unidade Curitiba:

(41) 3205-7795 – 3092-7795 – 99816-3455 – 99693-9786

Rua João Bettega, 1320 – Lj 8 – Portão – Curitiba – PR

 CUIDADORAS DO LAR  2009 – 2018